Instalar GNOME no Slackware
yo! Depois de um bom tempo usando GNOME no Slackware e gostando muito, resolvi fazer esse post, mostrando passo a passo como instalar o GNOME 2.30 no Slackware Linux 13.1 usando um dos projetos que distribuem o GNOME para Slackware, o GNOME SlackBuild (http://gnomeslackbuild.org), também chamado de GSB.
Uma das coisas mais legais do GSB é que ele praticamente não modifica nada no Slackware, tornando bem simples o processo de remoção caso queria removê-lo do sistema (e esse procedimento está na documentação oficial), além de possuir uma versão para x86_64 e de procurar se manter atualizado. Realmente é um ótimo projeto e espero que dure por muitos anos.
A instalação do GSB é bem simples, se resumindo à um único comando, vou adicionar algumas dicas para melhorar a experiência no uso desse ambiente desktop. Para instalar o gnome, basta executar como root:
lynx --source http://gnomeslackbuild.org/net-install | bash
ou
wget http://gnomeslackbuild.org/net-install bash net-install
Se você usa a versão x86_64 do Slackware, mude a url para:
lynx --source http://gnomeslackbuild.org/net-install/64 | bash
E pronto, é só seguir os passos e no final reinicie o computador. Para mais detalhes, consulte a página oficial do GNOME SlackBuild em http://gnomeslackbuild.org/download/.
Até aqui tudo tranquilo, agora vamos à algumas dicas. A primeira coisa que notei é que não tem um applet para controlar o volume no painel do gnome e o que existe não pode ser adicionado por “ser obsoleto”. Para resolver isso, basta adicionar o repositório extra do gsb no /etc/slapt-get/slapt-getrc:
SOURCE=http://mirrors.gnomeslackbuild.org/gsb/gsb-2.30_slackware-13.1/extra:PREFERRED
Essa linha já existe no arquivo, logo abaixo do da linha do repositório principal, portanto apenas descomente-a. Depois atualize o slapt-get e instale o volti, que é o applet para controlar o som:
slapt-get --update slapt-get --install volti
A segunda dica é habilitar o composite manager que irá dar alguns efeitos. Veja que não estou falando do compiz, mas sim do próprio gerenciador de janelas do GNOME, o metacity. Vá no menu Aplicativos -> Sistema -> Editor de Configurações, ou execute Alt+F2 e na janela de comandos digite gconf-editor.
Navegue na árvore em apps -> metacity -> general e procure a opção composite_manager e marque-a, deixando a opção como true.
Pronto. Agora é só instalar alguns temas e ícones para deixar o GNOME mais bonito. Você pode instalar alguns disponíveis no slackbuilds.org, como o Alphacube-GTK, gtk-aurora-engine, gtk-nodoka-engine e murrine além de outros através do art.gnome.org e gnome-look.org.
Segue um screenshot do meu desktop já personalizado:

Comentários